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Administração de Condominio

06/02/2024 - Administração de Condominio

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Entre as principais tarefas desenvolvidas pela administração de condomínios estão:

  • Cobrança de taxas;
  • Contratação e supervisão de serviços terceirizados;
  • Manutenção de equipamentos e áreas comuns;
  • Gestão de pessoal;
  • Elaboração de documentos;
  • Criação de relatórios contábeis; 
  • Gerenciamento financeiro e tributário;
  • Controle de folha de pagamento;
  • Elaboração da previsão orçamentária e balancetes;
  • Controle da taxa de inadimplência;
  • Realização de prestação de contas;
  • Gerenciamento do fundo de reserva e do fundo de obras. 

Administração de condomínios residenciais

A preocupação da administração de condomínios residenciais deve ser com a satisfação e o bem-estar dos moradores do edifício. Por isso, além de cuidar de aspectos da infraestrutura e da segurança, também tem como objetivo principal manter a boa convivência dos moradores. 

O grande diferencial desse tipo de administração é que ela precisa assegurar um ambiente harmonioso entre os condôminos, realizando a gestão de conflitos. 

E para que o bem-estar dos moradores seja de fato preservado, precisa estipular acordos e controlar ações que tenham algum impacto sobre o coletivo, como: 

  • Estabelecer horários para a realização de obras nos apartamentos ou casas;
  • Definir dias e horários para realização de mudanças;
  • Estipular as regras para garagem ou realizar um sorteio quando elas não são pré-definidas;
  • Determinar regras para barulho;
  • Precisar datas e horários para rotinas da zeladoria e execuções de manutenções preventivas.

Administração de condomínios comerciais

Na administração de condomínios comerciais o mais importante passa a ser a gestão de atividades administrativas e operacionais para a conservação e manutenção dos espaços, além da garantia da segurança do edifício. 

Logo, os administradores devem se preocupar em: 

  • Gerenciar as rotinas de higienização e limpeza devido ao alto fluxo de pessoas;
  • Capacitar profissionais, através de aplicação de treinamentos para equipes de recepção e de segurança;
  • Controlar sistema de segurança eletrônica e CFTV;
  • Controlar as reservas para uso de salas de reunião;
  • Gerenciar o uso de tecnologias para automatização do condomínio. 

O que faz uma administradora de condomínio?

Entenda mais sobre as atribuições da administração de condomínios: 

Gestão financeira

Na gestão financeira a administração de condomínios realiza o controle das finanças, cuidando de demandas como: 

  • Cobrança de taxas;
  • Emissão de boletos de mensalidade;
  • Controle de entradas e saídas financeiras;
  • Pagamento de contas;
  • Criação de previsões orçamentárias;
  • Emissão de relatórios financeiros para prestação de contas;
  • Gerenciamento de inadimplência;
  • Controle de reservas destinadas a melhorias; 
  • Implementação de estratégias para redução de custos;
  • Pagamentos de serviços terceirizados;
  • Realização de auditorias financeiras preventivas.

Manutenção e conservação

Outra preocupação da administração de condomínios deve ser a manutenção e conservação das áreas comuns do edifício. Essas são atividades que a própria empresa pode realizar ou, caso prefira, também pode contratar funcionários terceirizados e realizar o controle dos serviços prestados. 

Entre as atividades necessárias à manutenção predial estão: 

  • Manutenção de elevadores;
  • Manutenção de CFTV e outros sistemas de segurança eletrônica;
  • Jardinagem;
  • Limpeza de piscinas;
  • Manutenção de ar condicionado e sistemas de refrigeração;
  • Manutenção e inspeção de sistemas contra incêndio;
  • Dedetização;
  • Manutenção de geradores;
  • Lubrificação de equipamentos;
  • Coleta de resíduos. 

Além disso, a gestão precisa ficar atenta ao cumprimento do plano de manutenção predial, para garantir que as atividades estão sendo executadas no prazo correto e de forma a contribuírem para a preservação dos espaços e equipamentos dos condomínios. 

Gestão de pessoal

A gestão de pessoal é fundamental para que os serviços sejam executados com qualidade e para que os colaboradores se sintam motivados e engajados ao realizarem seus trabalhos. 

Atendimento aos moradores

Outra grande responsabilidade da administração de condomínios é fazer o atendimento dos moradores, garantindo sua satisfação com os serviços oferecidos. Por isso, a administração deve:

  • Oferecer suporte de atendimento aos condôminos;
  • Criar ferramentas para receber feedbacks e solicitações;
  • Criar estratégias para a resolução de problemas relatados;
  • Informar os condôminos a respeito de regras e regulamentos. 

Gestão de documentos

O cuidado com a gestão de documentos é o de manter a papelada toda organizada e atualizada. É preciso estabelecer como será o armazenamento de modo que a consulta à esses documentos seja facilitada e que seja possível recorrer a um histórico rapidamente. 

No caso de batalhas judiciais ou fiscalizações é de extrema importância ter todos os documentos em mãos. Assim, a gestão deve manter em dia os seguintes documentos:

  • Convenção do condomínio;
  • Relatório de manutenção comprovando quando as inspeções foram realizadas;
  • Laudos de inspeção predial;
  • Relatórios de assembleias;
  • Contratos de prestação de serviço;
  • E quaisquer outros documentos exigidos pela lei.

Assessoria jurídica

A assessoria jurídica diz respeito às orientações que as administradoras de condomínio devem oferecer aos síndicos, orientando-os a como proceder em casos de conflitos de condôminos, ações judiciais e ainda realizando a análise de contratos.

Solicite um orçamento sem compromisso para seu condominio, entre em contato no telefone 011 93472-6351.



 




Fonte: Tatiana Mariano

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