Administração de Condominio
06/02/2024 - Administração de Condominio
Entre as principais tarefas desenvolvidas pela administração de condomínios estão:
- Cobrança de taxas;
- Contratação e supervisão de serviços terceirizados;
- Manutenção de equipamentos e áreas comuns;
- Gestão de pessoal;
- Elaboração de documentos;
- Criação de relatórios contábeis;
- Gerenciamento financeiro e tributário;
- Controle de folha de pagamento;
- Elaboração da previsão orçamentária e balancetes;
- Controle da taxa de inadimplência;
- Realização de prestação de contas;
- Gerenciamento do fundo de reserva e do fundo de obras.
Administração de condomínios residenciais
A preocupação da administração de condomínios residenciais deve ser com a satisfação e o bem-estar dos moradores do edifício. Por isso, além de cuidar de aspectos da infraestrutura e da segurança, também tem como objetivo principal manter a boa convivência dos moradores.
O grande diferencial desse tipo de administração é que ela precisa assegurar um ambiente harmonioso entre os condôminos, realizando a gestão de conflitos.
E para que o bem-estar dos moradores seja de fato preservado, precisa estipular acordos e controlar ações que tenham algum impacto sobre o coletivo, como:
- Estabelecer horários para a realização de obras nos apartamentos ou casas;
- Definir dias e horários para realização de mudanças;
- Estipular as regras para garagem ou realizar um sorteio quando elas não são pré-definidas;
- Determinar regras para barulho;
- Precisar datas e horários para rotinas da zeladoria e execuções de manutenções preventivas.
Administração de condomínios comerciais
Na administração de condomínios comerciais o mais importante passa a ser a gestão de atividades administrativas e operacionais para a conservação e manutenção dos espaços, além da garantia da segurança do edifício.
Logo, os administradores devem se preocupar em:
- Gerenciar as rotinas de higienização e limpeza devido ao alto fluxo de pessoas;
- Capacitar profissionais, através de aplicação de treinamentos para equipes de recepção e de segurança;
- Controlar sistema de segurança eletrônica e CFTV;
- Controlar as reservas para uso de salas de reunião;
- Gerenciar o uso de tecnologias para automatização do condomínio.
O que faz uma administradora de condomínio?
Entenda mais sobre as atribuições da administração de condomínios:
Gestão financeira
Na gestão financeira a administração de condomínios realiza o controle das finanças, cuidando de demandas como:
- Cobrança de taxas;
- Emissão de boletos de mensalidade;
- Controle de entradas e saídas financeiras;
- Pagamento de contas;
- Criação de previsões orçamentárias;
- Emissão de relatórios financeiros para prestação de contas;
- Gerenciamento de inadimplência;
- Controle de reservas destinadas a melhorias;
- Implementação de estratégias para redução de custos;
- Pagamentos de serviços terceirizados;
- Realização de auditorias financeiras preventivas.
Manutenção e conservação
Outra preocupação da administração de condomínios deve ser a manutenção e conservação das áreas comuns do edifício. Essas são atividades que a própria empresa pode realizar ou, caso prefira, também pode contratar funcionários terceirizados e realizar o controle dos serviços prestados.
Entre as atividades necessárias à manutenção predial estão:
- Manutenção de elevadores;
- Manutenção de CFTV e outros sistemas de segurança eletrônica;
- Jardinagem;
- Limpeza de piscinas;
- Manutenção de ar condicionado e sistemas de refrigeração;
- Manutenção e inspeção de sistemas contra incêndio;
- Dedetização;
- Manutenção de geradores;
- Lubrificação de equipamentos;
- Coleta de resíduos.
Além disso, a gestão precisa ficar atenta ao cumprimento do plano de manutenção predial, para garantir que as atividades estão sendo executadas no prazo correto e de forma a contribuírem para a preservação dos espaços e equipamentos dos condomínios.
Gestão de pessoal
A gestão de pessoal é fundamental para que os serviços sejam executados com qualidade e para que os colaboradores se sintam motivados e engajados ao realizarem seus trabalhos.
Atendimento aos moradores
Outra grande responsabilidade da administração de condomínios é fazer o atendimento dos moradores, garantindo sua satisfação com os serviços oferecidos. Por isso, a administração deve:
- Oferecer suporte de atendimento aos condôminos;
- Criar ferramentas para receber feedbacks e solicitações;
- Criar estratégias para a resolução de problemas relatados;
- Informar os condôminos a respeito de regras e regulamentos.
Gestão de documentos
O cuidado com a gestão de documentos é o de manter a papelada toda organizada e atualizada. É preciso estabelecer como será o armazenamento de modo que a consulta à esses documentos seja facilitada e que seja possível recorrer a um histórico rapidamente.
No caso de batalhas judiciais ou fiscalizações é de extrema importância ter todos os documentos em mãos. Assim, a gestão deve manter em dia os seguintes documentos:
- Convenção do condomínio;
- Relatório de manutenção comprovando quando as inspeções foram realizadas;
- Laudos de inspeção predial;
- Relatórios de assembleias;
- Contratos de prestação de serviço;
- E quaisquer outros documentos exigidos pela lei.
Assessoria jurídica
A assessoria jurídica diz respeito às orientações que as administradoras de condomínio devem oferecer aos síndicos, orientando-os a como proceder em casos de conflitos de condôminos, ações judiciais e ainda realizando a análise de contratos.
Solicite um orçamento sem compromisso para seu condominio, entre em contato no telefone 011 93472-6351.
Fonte: Tatiana Mariano